Castanhas e Frutas secas

Por que consumir oleaginosas?

 

Apesar de pequenas em tamanho, as castanhas, as amêndoas e as nozes são gigantes como fontes de minerais, vitaminas, fibras e gorduras saudáveis.

Também conhecidas como oleaginosas, esses alimentos são excelentes e práticas opções para lanches rápidos, pois não exigem nenhum preparo prévio.

São elas as castanhas, a avelã, o amendoim e a amêndoa e as nozes. O alto teor de gordura boa desses produtos confere energia e são fontes de vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Amêndoas: Oleaginosa com baixo teor glicêmico, protege o coração de doenças cardiovasculares.

Macadâmia: É a que possui maior teor de gordura saudável e menor concentração de proteínas e carboidratos , ideal para dietas com baixo consumo de proteínas e carboidratos. Colabora para reduzir o risco de doenças como a síndrome metabólica, hipertensão e diabetes.

Avelã: Essa é a principal oleaginosa para reduzir o colesterol ruim (LDL) e elevar os níveis do colesterol bom (HDL).

Castanha do Pará: Também conhecida como castanha do Brasil. Importante fonte de Selênio.

Castanha de Caju: Fonte de Zinco, também contém o aminoácido arginina, auxiliar no desempenho durante a prática de atividades físicas e a capacidade de recuperação no pós-treino.